Dissertações

AGOSTINI, Leonardo. Autonomia: fundamento da dignidade humana em Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Pontifícia Universidade Católica Do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Draiton Gonzaga de Souza (orientador). 2009.

AITA, Virginia Helena Aragones. Semântica da apresentação estética em Kant: um preâmbulo às estruturas transfigurativas da arte em Danto. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Valério Rohden (orientador). 2009.

ALCOFORADO, Rogério Emiliano Guedes. UMA (RE)LEITURA TELEOLÓGICA DA FILOSOFIA MORAL EM KANT: por uma necessidade de inclusão do homem na natureza. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Prof. Dra. Cinara Maria Leite Nahra (orientadora). 2009.

ALMEIDA, Alexandra. A noção de sublime em Kant e a questão da comoção na arte. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Pontifícia Universidade Católica Do Rio de Janeiro. Prof. Dra. Vera Cristina de Andrade Bueno (orientadora). 2009.

ALMEIDA, Julia Aschermann Mendes. O conceito de Máxima e suas implicações para a Filosofia Moral de Immanuel Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal de Santa Catarina. Prof. Dra. Maria de Lourdes Alves Borges (orientadora). 2009.

AMADOR, Esteban. A singularidade plural: Hannah Arendt e a "Analítica do Belo". Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal de Minas Gerais. Prof. Dra. Virginia De Araujo Figueiredo (orientadora). 2009.

ANDIA, Rodrigo. Kant e a história da filosofia como idéia filosófica. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Est.Paulista Júlio De Mesquita Filho/Marilia. Prof. Dr. Ubirajara Rancan De Azevedo Marques (orientador). 2007. 

ANDRADE, Renata Cristina Lopes. Princípios práticos objetivos e subjetivos em Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Prof. Dra. Silvia Altmann (orientadora). 2009.

APOLINÁRIO, José Antônio Feitosa.  O Olhar Nietzschiano Sobre A Crítica E A Fundamentação Da Moral Em Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Universidade Federal de Pernambuco. Prof Dr. Vincenzo Di Matteo (orientador). 2005.

ARNOLD, José O. - A crítica da metafísica em Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Thadeu Weber (orientador). 1996.

AZEVEDO, Maria Carolina M. M. V. de - A autonomia da vontade na Fundamentação da metafísica dos costumes de Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Prof. Dr. Carlos Eduardo Meirelles Matheus (orientador). 1995.

BARBOSA. Evandro. Direito e moral em Kant: sobre sua relação e seus pressupostos básicos. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Pontifícia Universidade Católica Do Rio Grande Do Sul. Prof. Dr. Draiton Gonzaga de Souza (orientador). 2006.

BARROS II, João Roberto.  Progresso moral na filosofia da história de Kant entre 1781 e 1788. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Do Vale Do Rio Dos Sinos. Prof. Dr.  Inácio Helfer (orientador). 2006.

BECKENKAMP, Joãosinho - A unidade transcendental da consciência em Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Ernildo Stein (orientrador). 1987.

BENEVIDES, Pablo Severiano. A Dissolução Das Ilusões Transcendentais Na 'Crítica Da Razão Pura': Um Estudo Sobre A Estética, A Analitíca E A Dialética Transcendentais. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal do Ceará. Prof Dr. Kleber Carneiro Amora (orientador). 2008.

BETTENCOURT, Thomaz Estrella. Tempo e espaço em Kant: as representações do tempo e do espaço dentro do contexto do sistema crítico de Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Pontifícia Universidade Católica Do Rio de Janeiro. Prof. Dr.  Edgard José Jorge Filho (orientador). 2008.

BIRCHAL, Telma de S. - Lutero e Kant: luzes e sombras. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Federal de Minas Gerais. Profa. Dra. Maria Theresa Vaz Calvet de Magalhães (orientadora). 1989.

BISTENE, Tufi - Reflexões e comentários sobre o espaço e o tempo em Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Federal de Minas Gerais. Prof. Dr. José Henrique Santos (orientador). 1985.

BONACCINI, Juan Adolfo - A dialética em Kant e Hegel. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Prof. Dr. Luiz Eduardo de Oliveira Bicca (orientador). 1993.

BONELLA, Eduardo A. - Moral deontológica e princípio de universalização: um estudo a partir da Fundamentação da metafísica dos costumes de Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Estadual de Campinas. Prof. Dr. Marcos Lutz Müller (orientador).

BORDIN, Gustavo Leoni. "A necessidade das ideias transcendentais para o sistema kantiano". Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal do Paraná. Prof. Dr. Vinicius Berlendis de Figueiredo (orientador). 2010.

BORGES, José Francisco Martins. O Princípio Da Autonomia Da Vontade Como Garantia Da Moralidade Em Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal de Santa Maria. Prof Dr Noeli Dutra Rossatto (orientador). 2007.

BOTTON, Alexandre Mariotto. Autonomia da vontade e interesse moral em Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal De Santa Maria. Prof Dr Miguel Spinelli (orientador). 2005.

CAETANO, Cristiane Nunes. O Estado De Direito Em Kant. Programa de Pós-Graduação em Direito - Pontifícia Universidade Católica De Minas Gerais. Prof. Dr. Alexandre Travessoni Gomes (orientador). 2010.

CALOVI, Gustavo Ellwanger. O Sumo Bem Na Ética, Na Religião E Na Filosofia Política De Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal de Santa Maria. Prof Dr. Jair Antonio Krassuski (orientador). 2008.

CANTO, Rafael Estrela. Da Impossibilidade De Intuições Intelectuais Como Refutação Do Idealismo. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Prof. Dr. Edgar Da Rocha Marques (orientador). 2010.

CAPITANI, Renato. O Republicanismo Kantiano. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Pontifícia Universidade Católica Do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Draiton Gonzaga de Souza (orientador). 2009.

CARMO, Jorge Antônio Dias. A universalização como critério moral: Kant e Apel. Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Universidade Federal do Ceará. Prof. Dr José Maria Arruda de Souza (orientador). 2005.

CARVALHO, Jairo D. - A beleza como adequação da natureza ao homem: um estudo sobre a Crítica da faculdade do juízo de Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Federal de Minas Gerais. Prof. Dr. José Henrique Santos (orientador). 1997.

CARVALHO, Fábio Tenório. Sobre a distinção entre os usos imanente e transcendente do conceito de infinito na Crítica da Razão Pura. Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Universidade Federal de Minas Gerais. Prof Dra. Patrícia Maria Kauark Leite (orientadora). 2006.

CASAGRANDE, Edison - Os pressupostos de Kant na crítica à metafísica geral. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Ernildo Stein (orientador). 1999.

CASTANHEIRA, Fernando Henrique. O modelo de governança e a justiça global proposto por Höffe e a atualização dos pressupostos do projeto de paz kantiano. Programa de Pós-Graduação em Direito - FUNDAÇÃO DE ENSINO "EURÍPIDES SOARES DA ROCHA". Prof. Dr Oscar Vilhena Vieira (orientador). 2005.

CAVALCANTE, Carlos Bezerra Neto. Condições Do Pensamento De Kant Para O Efeito Reverso De Sua Crítica À Construção Na Filosofia. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Prof. Dra. Márcia Cristina Ferreira Gonçalves (orientadora). 2010.

CENCI, Ângelo - A transformação apeliana da ética de Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Carlos Roberto Velho Cirne Lima (orientador). 1997.

CENCI, Elve Miguel - A especificidade dos juízos estéticos e a possibilidade de conciliar universalidade e subjetividade na Crítica da faculdade do juízo de I. Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Jayme Paviani (orientador). 1999.

CHAGAS, Arthur eduardo grupillo. O homem de gosto e o egoísta lógico: o princípio de Kant da comunicabilidade estética à luz de sua teoria do conhecimento. Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Universidade Federal de Minas Gerais. Prof Dra Virginia De Araujo Figueiredo (orientadora). 2006.

CHAVES, Noêmia de Sousa. O Conceito de autonomia na relação médico- sociedade à luz da Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Estadual Do Ceará. Prof Dr. Jan Gerard Joseph ter Reegen ((orientador). 2006.

CIMINO, José. Fundamentos da Religião de Razão em Kant. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião – Universidade Federal de Juiz de Fora. Prof Dr. Luís Henrique Dreher (orientador. 2005.

CISCATO, Marícia Aguiar. A ética do dever em Kant e a ética do desejo em Lacan: aproximações e diferenças. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Pontifícia Universidade Católica Do Rio de Janeiro. Prof Dra Vera Cristina de Andrade Bueno (orientador). 2007 .

COAN, Cherlei Márcia.  Autonomia E Autoridade Em Kant E Piaget. Programa de pós-graduação em Educação - Universidade De Passo Fundo. Prof. Dr Cláudio Almir Dalbosco (orientador), 2005.

CODATO, Luciano Nervo - Origens da reflexão transcendental (dois ensaios sobre Kant). Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade de São Paulo. Prof. Dr. José Arthur Giannotti (orientador). 1997.

CORBINIANO, Simone Alexandre Martins. A Educação Como Formação Em Kant: Da Razão À Moralidade. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal De Goiás. Prof Dr. Ildeu Moreira Coelho (orientador). 2006.

CORREA, Lara Cruz. O indivíduo como sujeito ético e político: uma interpretação das versões utilitária e kantiana. Programa de Pós-Graduação em Ciência Política - Universidade Cândido Mendes. Prof. Dr. Cesar Augusto Coelho Guimarães (orientador). 2009.

CORTES, Rafael da Silva. O SUMO BEM E A MORALIDADE EM KANT: a função do conceito de Sumo Bem no processo de desenvolvimento da filosofia crítica. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal de Santa Maria. Prof. Dr. Hans Christian Klotz (orientador). 2010.

COSTA, Geraldo Magela. Os conceitos kantianos de disciplina e autonomia: uma leitura filosófico-educacional. Programa de Pós-Graduação em Educação– Universidade Estadual de Campinas. Prof. Dra. Lídia Maria Rodrigo (orientadora). 2009.

COSTA, Humberto. A Recepção Do Sublime Kantiano Em Schiller. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Pontifícia Universidade Católica Do Paraná. Prof. Dr. Jair Lopes Barboza (orientador). 2008.

COUTO, Antonio José Sampaio. Kant, a educação em ciências e o desenvolvimento da autonomia pessoal. Programa de Pós-Graduação em Educação, Administração E Comunicação - Universidade São Marcos. Prof Dr. Evandro Faustino (orientador). 2007.

CUNHA, João G. M. da - Crítica e política em Kant: variações em torno do conceito de sumo Bem. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Estadual de Campinas. Prof. Dr. Marcos Lutz Müler (orientador).

CURY, Paula Maria Nasser. A Justificação Racional De Normas Práticas: Kant E O Princípio De Adequação Na Moral E No Direito. Programa de Pós-Graduação em Direito - Pontifícia Universidade Católica De Minas Gerais. Prof. Dr. Alexandre Travessoni Gomes (orientador). 2009.

DALBOSCO, Cláudio - O idealismo transcendental de Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Hans-Georg Flickinger (orientador). 1996.

DANELON, Tarcísio A. - A transformação da filosofia transcendental: o a priori da comunidade de comunicação de Karl-Otto Apel e a crítica de Otfried Höffe à pretensão de superar a ética de Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Draiton Gonzaga de Souza (Orientador). 2000.

DEON, Éverson.  Conflito e paz perpétua em Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Universidade Federal de Santa Catarina. Prof Dra. Maria de Lourdes Alves Borges (orientaador). 2005.

DESESSARDS, Juliana Flores. A percpção do espaço nas fronteiras do sublime. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Pontifícia Universidade Católica Do Paraná. Prof. Dr. Jair Lopes Barboza (orientador). 2009.

DIFANTE, Edison Martinho da Silva. O Conceito De Felicidade Na Filosofia Prática De Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal de Santa Maria. Prof Dr. Miguel Spinelli (orientador). 2008.

DOMINGUES Fabian Scholze. O guia empírico e a matematização da percepção. Uma análise da doutrina das sensações na Crítica da Razão Pura. Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Prof. Dr João Carlos Brum Torres (orientador). 2005.

DUARTE, André de M. - A dimensão política do juízo reflexionante estético kantiano segundo Hannah Arendt. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade de São Paulo. Prof. Dr. Ricardo Terra (orientador).

DUTRA, Elias Sérgio. O erro corrigível e a ilusão inevitável na Crítica da Razão Pura de Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal de São Carlos. Prof Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos (orientador). 2008.

ESTEVES, Júlio César Ramos - A dedução do imperativo categórico. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Prof. Dr. Guido Antônio de Almeida (orientador). 1992.

ESTRELLA, Ana Claudia Torres Da Silva. A trajetória da liberdade na filosofia kantiana. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Prof. Dr. Aquiles Cortes Guimaraes (orientador). 2009.

FAGGION, Andréa Luiza Buchlile - O papel do facto da razão pura na fundamentação da moralidade em Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Estadual de Campinas. Prof. Dr. Zeljko Loparic (orientador). 2003.

FAGHERAZZI, Onorato Jonas. A questão da possibilidade da liberdade na Crítica da Razão Pura: uma interpretação de B 560 e B 586. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul. Prof. Dr.  João Carlos Brum Torres (orientador). 2006.

FALKENBACH, Tiago Fonseca. A não espacialidade das coisas em si mesmas à luz da interpretação de Henry Allison. Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Jose Alexandre Durry Guerzoni (orientador). 2005.

FARIA, Paulo Sérgio. Kant No Brasil: Apresentação E Análise Da História Do Pensamento Kantiano No Brasil No Século Xix. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Pontifícia Universidade Católica Do Paraná. Prof Dr Daniel Omar Perez (orientador). 2007.

FARIAS, Vanderlei O. de - Rumo a um novo método à metafísica: uma análise da formulação pré-crítica da teoria do espaço e tempo de Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Draiton Gonzaga de Souza (Orientador). 2000.

FELLINI, Juliano - O critério da moralidade em Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Thadeu Weber (orientador). 2003.

FENGLER, Dayane. Conhecimento simbólico na filosofia kantiana da aritmética. Programa de pós-graduação em filosofia.  Universidade Federal De Santa Maria. Prof Dr Abel Lassalle Casanave (orientador), 2005.

FERNANDES, Paulo Cezar. Moral, Ética e Direito em Kant: Uma Fundamentação para o Dano Moral e Direitos Humanos. Programa de Pós-Graduação em Direito - Fundação De Ensino "Eurípides Soares Da Rocha". Prof Dr Oswaldo Giacoia Júnior (orientador). 2007.

FERNANDES, Paulo Cezar. Sobre respeito e autonomia em Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Est.Paulista Júlio De Mesquita Filho/Marilia. Prof. Dr. Ubirajara Rancan De Azevedo Marques (orientador). 2009.

FERREIRA, Isaias Lima. A distinção analítico – sintétic.o: um estudo comparativo entre Frege e Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Pontifícia Universidade Católica De São Paulo. Prof Dr Mario Ariel González Porta (orientador). 2007.

FERREIRA, Odair Soares. Pietismo e Filosofia da Religião em Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Pontifícia Universidade Católica De São Paulo. Prof Dr Mario Ariel González Porta (orientador). 2006.

FIGUEIREDO, Vinícius Berlindis de - Crítica da aparência nas Observações sobre o sentimento do belo e do sublime. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade de São Paulo. Prof. Dr. José Arthur Giannotti (orientador). 1993.

FONSECA, Fabio François Mendonça. Função e Natureza dos Juízos Infinitos: Aspectos da negação predicativa na Crítica da Razão Pura. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Pontifícia Universidade Católica Do Rio De Janeiro. Prof Dr Luiz Carlos Pinheiro Dias Pereira (orientador). 2007.

FONTOURA, César T. - Aspectos semânticos da exposição transcendental do juízo do gosto. Programa de pós-graduação em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Zeljko Loparic (orientador).

FRACALOSSI, Ivanilde Aparecida Vieira Cardoso. A Universalidade Subjetiva Do Juízo De Gosto Em Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade de São Paulo. Prof. Dra. Maria Lúcia Mello E Oliveira Cacciola (orientadora). 2008.

FRANGIOTTI, Marco Antônio - Kant e a análise geométrica grega. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Estadual de Campinas. Prof. Dr. Zeljko Loparic (orientador). 1989.

FREIRE, Leonardo Oliveira. A Fundamentação Metafísica Do Direito Na Filosofia De Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Prof  Dr. Juan Adolfo Bonaccini (orientador). 2007.

FREITAS, Romero A. - Beleza, sublimidade, natureza: subjetividade e objetividade nas analíticas kantianas do belo e do sublime. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Federal de Minas Gerais. Prof. Dr. Rodrigo Antônio de Paiva Duarte (orientador). 1995.

FREITAS, Rita De Cassia Souza Tabosa. O Problema da Divisão dos Sujeitos eo Fundamento Moral da Pena em Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal Da Paraíba/João Pessoa. Prof Dr.  Eduardo Ramalho Rabenhorst  (orientador). 2006.

FRIAS, Lincoln Thadeu Gouvêa. A produtividade da capacidade de imaginação em Kant: as relações entre a Crítica da Faculdade de Juízo Estética e a Analítica Transcendental. Programa de Pós-Graduação -  Universidade Federal De Minas Gerais. Prof. Dr Rodrigo Antônio De Paiva Duarte (orientador). 2006.

GABOARDI, Ediovani - A relação entre a crítica de Hegel a Kant e o desenvolvimento da Fenomenologia do Espírito. Programa de pós-graduação em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Hans-Georg Flickinger (orientador). 2002.

GABOARDI, Jocieli Jorge. Natureza humana e moralidade: sobre o lugar e o papel da antropologia na filosofia moral de Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Pontifícia Universidade Católica Do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Draiton Gonzaga de Souza (orientador). 2008.

GENRO, Guilherme Saideles. Dedução Transcendental E Norma Fundamental: Questões De Legitimação Em Kant E Kelsen. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal de Santa Maria. Prof Dr Christian Viktor Hamm (orientador). 2007.

GIUSTI, Ernesto Maria - A filosofia da matemática no Kant pré-crítico. Um estudo sobre as interpretações de Parsons e Hintika. Programa de pós-graduação em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Prof. Dr. Mário Ariel Gonzáles Porta (orientador). 2001.

GODOY, Evandro Carlos. Uma Aproximação Das Concepções De Lógica De Kant E Frege. Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Universidade Federal de Santa Maria. Prof Dr. Frank Thomas Sautter (orientador). 2005.

GOMES, Débora Corrêa. O Ideal Transcendental da Razão Pura. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Prof Dr. Gerson Luiz Louzado (orientador). 2009.

GOMES, Írio Vieira Coutinho Abreu.  Fundamentação Kantiana dos Axiomas do Movimento de Newton. Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Universidade Federal de Pernambuco. Prof Dr Fernando Raul de Assis Neto (orientador). 2006.

 GOMES, Paulo Andrade. Democracia e Estado Liberal: Bobbio Leitor de Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Universidade Federal da Bahia. Prof Dr Edmilson Menezes Santos (orientador). 2005.

GORDO, Roberta Pereira Santana. A Paz Pérpetua Kantiana: A Filosofia das Relações Internacionais. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal de Goiás. Prof Dr. José Gonzalo Armijos Palacios (orientador). 2007.

GOULART, Luiz Otávio Luciano. O simbolismo moral no formalismo do belo – Uma interpretação da crítica da faculdade do juízo de Kant. Programa de Pós-Graduação em Estética e Filosofia da Arte- Universidade Federal de Ouro Preto. Prof. Dr. Mário Nogueira de Oliveira (orientador). 2010.

GRANATO, Marcelo de Azevedo. Moralidade e comunicação no direito público kantiano: uma interpretação do primeiro princípio transcendental do direito público, enunciado por Immanuel Kant. Programa de Pós-Graduação em Direito - Universidade de São Paulo. Prof. Dr. Celso Lafer (orientador). 2008.

GUIMARÃES, Waldir S. - Razão e política em I. Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Federal de Goiás. Prof. Dr. José Nicolau Heck (orientador).

HAAG, Nereau R. - A antropologia moral e a consciência legisladora na Religião dentro dos limites da simples razão em Immanuel Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Joaquim Clotet (orientador). 1991.

HAHN, Alexandre. Problemas Semânticos na Doutrina da Virtude de Kant.  Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade estadual de Campinas. Prof Dr Zeljko Loparic (orientador), 2005.

 HOSDA, Everson Luiz Kaunzler.  A questão da liberdade e da Necessidade Natural na Crítica da Razão pura de Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal de Santa Maria. Prof Dr Miguel Spinelli (orientador). 2007

Judson Nunes Godoi. Kant no último Foucault: esclarecimento como atitude crítica do presente. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Gama Filho. Prof. Dr. Jorge Luiz Rocha de Vasconcellos (orientador). 2008.

JUNG, Tercio Inácio. Immanuel Kant: Educação Para O Agir Moral. Programa de Pós-Graduação em Educação nas ciências - Univ. Regional Do Noroeste Do Estado Do Rio Grande Do Sul. Prof. Dr. Claudio Boeira Garcia (orientador). 2008.

KAMINSKI Luciano Ezequiel. Do Belo Como Símbolo De Moralidade. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Pontifícia Universidade Católica Do Paraná. Prof. Dr. Daniel Omar Perez (orientador). 2008.

KEINERT, Maurício C. - Da idéia ao juízo: o problema da finalidade na relação entre razão e natureza em Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade de São Paulo. Prof. Dr. Ricardo Ribeiro Terra (orientador).

KLEIN, Joel Thiago. O Problema Da Fundamentação De Uma História Universal No Sistema Crítico-Transcendental De Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal de Santa Maria. Prof Dr. Christian Viktor Hamm (orientador). 2008

KUNZLER, Mercí Theresinha. Autonomia em Kant e alteridade em Levinas, um diálogo (im)possível para uma ética necessária. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Prof. Dr.  Castor Marí Martín Bartolomé Ruiz (orientador). 2008

LAIA, Sérgio A. C. de - A lei moral, o desejo e o mal: Kant com Lacan. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Federal de Minas Gerais. Profa. Dra. Maria Theresa Vaz Calvet de Magalhães (orientadora). 1992.

LANA, Aluízio Rodrigues. A Suspensão Do Juízo Como Caminho Fundamental Para O Direito Em Kant. Programa de Pós-Graduação em Direito - Pontifícia Universidade Católica De Minas Gerais. Prof Dr Márcio Antônio de Paiva (orientador). 2008.

LARA, Luciana Maccari. A teoria freudiana do fenômeno moral e a filosofia moral de Kant: é o superego um imperativo categórico?. Programa de Pós-Graduação - Universidade Do Vale Do Rio Dos Sinos. Prof. Dr. Adriano Naves de Brito (orientador). 2006.

LAURO, Monalisa Maria. A imortalidade da alma na filosofia crítica de Kant: um estudo a partir de seu confronto com o Fédon de Mendelssohn. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião - Universidade Federal de Juiz de Fora. Prof. Dr.  Luís Henrique Dreher (orientador). 2010

LAZARI, Juliano César. O método combinado de análise e síntese na filosofia do conhecimento kantiano. Programa de Pós-Graduação em Filosofia -  Pontifícia Universidade Católica Do Rio Grande Do Sul. Prof. Dr. Zeljko Loparic (orientador). 2006 .

LEITE, Patrícia M. K. - O método transcendental à luz da filosofia kantiana da natureza: um confronto entre a antinomia da divisibilidade da matéria e os princípios metafísicos da dinâmica. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Federal de Minas Gerais. Prof. Dr. José Henrique Santos (orientador). 1993.

LENTZ, Melissa Regina.  A Estratégia de Kant para a Fundamentação da Metafísica dos Costumes e o Fato da Razão. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal De Santa Catarina. Prof. Dr. Maria de Lourdes Alves Borges (orientador). 2006.

LIMA, Erick C. - Moral, direito e passagem entre ser e dever ser: desdobramentos políticos da filosofia crítica. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Estadual de Campinas. Prof. Dr. Marcos Lutz Müller (orientador). 2002.

LIMA, Luis Aurélio Spósito. Duas possíveis perspectivas do sujeito kantiano. Programa de Pós-Graduação em Direito - Pontifícia Universidade Católica De São Paulo. Prof. Dr. Márcio Pugliesi (orientador). 2008.

LIMA, Pedro Luiz da Silva do Rego. Momentos de Descompasso: Razão e democracia em Kant, Hegel e Marx.  Instituto Universitário De Pesquisa Do Rio De Janeiro - Ciência Política (Ciência Política E Sociologia). Prof. Dr. Cesar Augusto Coelho Guimarães (orientador). 2008.

LINHARES, Orlando Bruno - A gênese da dedução transcendental (1768-1775). Programa de pós-graduação em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Prof. Dr. Mário Ariel Gonzáles Porta (orientador). 1997.

LINO, Alice De Carvalho. Belo e sublime: A mulher e o homem na filosofia de Immanuel Kant. Pós-Graduação em Estética e Filosofia da Arte- Universidade Federal de Ouro Preto. Prof Dra. Imaculada Maria Guimarães Kangussu (orientadora). 2008.

LOPES, Dinarte. Kierkegaard entre Kant e Hegel: o sentido existencial da verdade subjetiva. Programa de pós-graduação em filosofia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Prof Dr Jesus Vazquez Torres (Orientador). 2005.

LOPES, José Ivan. Crer e saber no criticismo kantiano: o sentido da religião moral e a expansão do conhecimento. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião - Pontifícia Universidade Católica De Minas Gerais. Prof. Dr. Lindomar Rocha Mota (orientador). 2010.

LOUREIRO, Hélio Arca Garrido.  A Teoria Pura do Direito de Hans Kelsen e a Gnosiologia em Kant. Programa de Pós-Graduação em Direito – Universidade Federal de Minas Gerais. Prof Dr. Joaquim Carlos Salgado (orientador). 2005.

MACAGNAN, Geraldo. Kant E Wittgenstein Sobre A Necessidade Da Universalização Da Moral. Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Prof. Dr. Horacio Luján Martínez (orientador). 2009.

MALLMANN, Rafael Barasuol. Idealismo Transcendental E A Gênese Da Idéia De Liberdade Na Crítica Da Razão Pura De Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal de Santa Maria. Prof Dr Albertinho Luiz Gallina (orientador). 2007

MARIM, Caroline - Valor e sentimento moral na teoria kantiana. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Federal de Santa Catarina. Profa. Dra. Maria de Lourdes Borges (orientador). 2004.

MARQUES, Ubirajara Rancan de Azevedo - Kant e as duas fontes originárias de conhecimento na Crítica da razão pura: aquisição originária, multiplicidade a priori e esquematismo transcendental. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade de São Paulo. Prof. Dr. Gerard Lebrun (orientador). 1990.

MARTINS, Ivânia Hebling. A Relação Talento-Genialidade. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Faculdade De São Bento. Prof. Dr. Franklin Leopoldo e Silva (orientador). 2010.

MASCARENHAS, Camila Pinheiro. "Kant E A Eutanásia: Como Um Clássico Da Filosofia Responderia A Um Problema Colocado Pela Medicina Contemporânea?". Programa de Pós-Graduação em cognição e Linguagem – Universidade Estadual Do Norte Fluminense Darcy Ribeiro . Prof. Dr. Julio Cesar Ramos Esteves (orientador). 2009.

MEINHARDT, Giovani. Autonomia e Solipsismo em Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Do Vale Do Rio Dos Sinos. Prof Dr. Inácio Helfer (orientador). 2006

MEIRELLES, Agostinho de Freitas - História e objetividade em Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Estadual de Campinas. Prof. Dr. Zeljko Loparic (orientador). 1995.

MEUCCI, Arthur. O Papel Do Habitus Na Teoria Do Conhecimento: Entre Aristóteles, Descartes, Hume, Kant E Bourdieu. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade de São Paulo. Prof. Dr. Pablo Rubén Mariconda (orientador). 2010

MIRAGLIA, Carlos A. - Imaginação e hipótese: A criação científica segundo a perspectiva do idealismo transcendental de Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Ernildo Stein (orientador). 1996.

MONSANI, Émerson - Lei moral e liberdade em Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Thadeu Weber (orientador). 1998.

MORAIS, Carlos Willians Jaques. Kant E Habermas: A Relação Sujeito-Objeto e a Construção Do Conhecimento. Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Est.Paulista Júlio De Mesquita Filho/Marília. Prof Dra Clélia Aparecida Martins (orientadora). 2006.   

MOREIRA, Stella M. - Vontade autônoma e lei moral em Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Thadeu Weber (orientador). 1995.

MOSCOVICH, Cecília Noemi Rearte Terrosa.  Imaginação e Síntese na Critíca da Razão Pura de Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Universidade Federal de Santa Maria. Prof Dr. Albertinho Luiz Gallina (orientador). 2006.

MULLER, Rudinei - A crítica de Hegel ao formalismo da moral kantiana. Programa de pós-graduação em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Thadeu Weber (orientador). 1997.

NADAI, Bruno. Teleologia E História: A "Idéia De Uma História Universal De Um Ponto De Vista Cosmopolita". Programa de Pós-Graduação em Filosofia  - universidade de São Paulo. Prof Dr. Ricardo Ribeiro Terra (orientador). 2007.

NAHRA, Cínara Maria Leite - Teoria da ação moral em Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Baltazar Barbosa (orientador). 1994.

NETO, Antônio Augusto F. da S. - O papel dos conceitos kantianos de phaenomenon, noumenon e coisa-em-si na elucidação de uma contradição ética. Programa de pós-graduação em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Joaquim Clotet (orientador). 1989.

NETO, Alberto Paulo. A análise de Jürgen Habermas sobre a tensão entre Direitos humanos e Soberania popular na Teoria do direito de Immanuel Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal de Santa Catarina. Prof Dr. Alessandro Pinzani (orientador). 2009.

NOBRE, José Mariano. A Estética Transcendental Kantiana à Luz de Strawson. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Prof Dra. Cinara Maria Leite Nahra (orientadora). 2008.

NOGUERA, Monica Herrera. O Juízo De Gosto Como Fundamento De Interpretação Da Beleza Natural E Artística Na Crítica Da Faculdade De Julgar De Immanuel Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal De Santa Maria. Prof Dr. Christian Viktor Hamm (orientador). 2006.

NUNES, Lauren de Lacerda. Conflitos De Deveres E Dilemas Morais: Uma Problematização A Partir Da Teoria Moral De I. Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal de Santa Maria. Prof. Dr. Ricardo Bins di Napoli (orientador). 2010.

OLIVEIRA, Gilberto P. de - Direitos humanos e soberania dos Estados em Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Federal de Minas Gerais. Prof. Dr. Francisco Javier Herrero Botin (orientador). 2001.

OLIVEIRA, Marcos Alberto de - Razão problematizante e investigação científica na metafísica kantiana da natureza. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Estadual de Campinas. Prof. Dr. Zeljko Loparic (orientador). 2000.

OLIVEIRA, Paulo Francisco. Direitos Humanos: A guerra, a paz e o cosmopolitismo no ideário Kantiano. Programa de Pós-Graduação em Direito - Universidade Metodista de Piracicaba. Prof. Dr.  Everaldo Tadeu Quilici Gonzalez (orientador). 2010.

OLIVEIRA, Paulo Roberto Abreu Júnior. O Conceito De Esclarecimento Na Filosofia Política De Immanuel Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia  - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Prof. Dr.  Luiz Bernardo Leite Araújo (orientador). 2008.

PAES, Marco de Souza. Liberdade e Natureza: O problema da causalidade nas críticas de Kant e sua influência na geografia alemã neokantiana. Programa de Pós-Graduação em Geografia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Prof. Dr. Gilmar Mascarenhas de Jesus (orientador). 2010.

 PALM, Luciano Andre. Ética e Direito: Interioridade e Esterioridade da Legislação Prática em Kant.  Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal De Santa Maria. Prof Dr. Miguel Spinelli (orientador). 2006.

PAULA, Darlei de - O dever em Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Draiton Gonzaga de Souza (orientador). 2003.

PAVÃO, Aguinaldo Antônio Cavalheiro - Liberdade e moralidade em Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Marco Antônio de Ávila Zingano (orientador). 1998.

PEDROSO, Greici Inticher.  A Análise De Kelsen E Bobbio Das Distinções Kantiana Entre Direito E Moral. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal de Santa Maria. Prof Dr Frank Thomas Sautter (orientador). 2007.

PENNA, Marcela Rodrigues. A Educação Segundo Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal da Paraíba. Prof Dr  Iraquitan de Oliveira Caminha (orientador). 2007.   

PEREIRA, Douglas Luiz. Idéias da Razão, Idéia Estética e Bela Arte na Crítica da Faculdade do Juízo de Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Pontifícia Universidade Católica Do Rio de Janeiro. Prof. Dra. Vera Cristina de Andrade Bueno (orientadora). 2009.

PEREIRA JR., Alfredo - O problema da auto-determinação na filosofia da natureza: duas aproximações. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Federal de Minas Gerais. Prof. Dr. Célio Garcia (orientador). 1986.

PERES, Daniel Tourinho - Kant e a fundamentação do direito político. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade de São Paulo. Prof. Dr. José Arthur Giannotti (orientador). 1997.

PEREZ, Daniel Omar - Significação dos conceitos e solubilidade dos problemas: acerca do esquematismo transcendental na Crítica da razão pura de Immanuel Kant como procedimento de doação de sentido aos conceitos. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Estadual de Campinas. Prof. Dr. Zeljko Loparic (orientador). 1996.

PERIN Adriano. O problema da unidade da razão em Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Universidade Federal de Santa Maria. Prof Dr Christian Viktor Hamm (orientador). 2006. 

PIMENTA, Luciana P. - Liberdade e direito: A tarefa da paz perpétua em Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Federal de Minas Gerais. Prof. Dr. Leonardo Alves Vieira (orientador). 2003.

PIMENTA, Olavo Calábria - Elementos fundamentais da analítica transcendental de Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Universidade Estadual de Campinas. Prof. Dr. Zeljko Loparic (orientador). 2003.

PINHEIRO, Letícia Machado. O Conceito Kantiano De Mal Radical E O Resgate Da Disposição Originária Para O Bem. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal de Santa Maria. Prof Dr Christian Viktor Hamm (orientador). 2007.

PINTO, Silvio - Uma reconstrução lógica da segunda antinomia da razão pura. Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Universidade Estadual de Campinas. Prof. Dr. Zeljko Loparic (orientador). 1991.

PINTO Flavio De Britto. Os sentidos de natureza na crítica das faculdades de conhecimento. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Prof. Dr. Fernando Augusto Da Rocha Rodrigues (orientador). 2010.

PIRES, Márcio. Gênese E Constituição Do Formalismo Subjetivo De Kant. Programa de Pós-Graduação - Universidade Est.Paulista Júlio De Mesquita Filho/Marília. Prof. Dr. Clelia Aparecida Martins (orientador). 2006.

PIZA, Suze - As imagens de Kant: a sensificação da filosofia. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Estadual de Campinas. Prof. Dr. Zeljko Loparic. (orientador). 2004.

PRADO, Lúcio Lourenço - A Monadologia física e a divisibilidade do espaço relativo - Kant recepcionando Leibniz. Programa de pós-graduação em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Prof. Dr. Mário Ariel Gonzáles Porta (orientador). 1998.

QUEIROZ, Carmen Lucia Carlos. O dever como fundamentação da moral kantiana. Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Universidade Estadual do Ceará. Prof. Dra. Maria Terezinha de Castro Callado (orientadora). 2009.

QUEIROZ, Sérgio augusto. Kant e o Jusnaturalismo Moderno. Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Universidade Federal da Paraíba. Prof Dr. Iraquitan de Oliveira Caminha (orientador). 2005.

RAMOS, Rodrigo. O conceito de Organismo no pensamento kantiano. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal de Santa Catarina. Prof. Dr. Gustavo Andres Caponi (orientador). 2010.

RAMOS Hans Magno Alves. A concepção kantiana de virtude. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Faculdade Jesuíta De Filosofia E Teologia . Prof. Dr.  Francisco Javier Herrero Botín (orientador). 2010.

RAUBER, Gládis Maria. O problema da fundamentação racional da moral e do direito em Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal de São Carlos. Prof Dr. José Eduardo Marques Baioni (orientador). 2008.

RESENDE, Antônio J. - Razão e finalidade em Kant: um estudo sobre os usos apodítico, hipotético e reflexionante da razão. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Federal de Minas Gerais. Profa. Dra. Virgínia de Araújo Figueiredo (orientadora). 1999.

RIBEIRO, Érika Cristina. O lugar sistemático do sentimento de respeito e do ideal de um reino dos fins na Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Programa de pós- Graduação em filosofia – Universidade Estadual de Campinas. Prof Dr. Marcos nobre (orientador). 2005.

ROCHA,Caio Prior. O tempo como noção a priori: contribuições da Epistemologia Genética à Teoria do Conhecimento. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Est.Paulista Júlio De Mesquita Filho/Marilia. Prof Dr. ADRIAN OSCAR DONGO MONTOYA (orientador). 2009

RODRIGUES, Raquel da S. - Kant e a liberdade como problema e sua justificação prática na analítica da Crítica da razão prática. Programa de pós-graduação em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Thadeu Weber (orientador). 1999.

RODRIGUES, Gladys Mariotto. O Sublime Kantiano No Horizonte Da Arte Contemporânea. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Pontifícia Universidade Católica Do Paraná. Prof Dr Luiz Eladio Constantino Pablo Craia (orientador). 2007 

ROSA, Rodrigo Augusto. Sistemas teóricos em Kant: o controle da experiência mediante as máximas da razão. Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Universidade Estadual de Campinas. Prof. Dr. Zeljko Loparic. 2011 

SALGADO, Karine. O Valor e a Atualidade do Projeto pela Paz Perpétua de Kant. Programa de Pós-Graduação em Direito – Universidade Federal de Minas Gerais. Prof Dra Maria Helena Damasceno e Silva Megale (Orientadora). 2005

SALVADORI, Mateus. Do Idealismo Transcendental Ao Idealismo Absoluto. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Pontifícia Universidade Católica Do rio Grande do Sul. Prof. Dr. Eduardo Luft (orientador). 2010

SANTO, Marília Lopes de Figueiredo do Espírito. O princípio supremo da moralidade na "Fundamentação da Metafísica dos Costumes" de Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Prof Dr Balthazar Barbosa Filho (orientador). 2007

SANTOS, Edmilson Menezes - Considerações sobre alguns prismas da educação e trabalho em Kant e Marx. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Estadual de Campinas. Prof. Dr. Roberto Romano Silva (orientador). 1991.

SANTOS, Maria Célia. O Pensamento Teleológico De Immanuel Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal do Ceará. Prof Dr. Kleber Carneiro Amora (orientador). 2008

SANTOS. Ricardo Machado.  Moralidade e história na Ideia de uma história universal de um ponto de vista Cosmolita de Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Universidade Estadual de Campinas. Prof. Dr. Zeljko Loparic. 2011

SECCO, Gisele Dalva. Uma Leitura Kantiana Da Lógica Deôntica Standard. Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Universidade Federal de Santa Maria. Prof Dr. Frank Thomas Sautter (orientador). 2006

SEHNEM, Claudio. Imaginação Na Crítica Da Razão Pura. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade de São Paulo. Prof Dr. Márcio Suzuki (orientador). 2009

SEVERO, Rogério P. - Que significa orientar-se? Contrapartidas incongruentes e identificação demonstrativa. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Paulo F. E. Faria (orientador). 2000.

SHERER, Berta R. - A noção de felicidade em Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Federal de Santa Catarina. Profa. Dra. Maria de Lourdes Borges (orientadora). 2003.

SILVA, Aldecir Ferreira.  O Conceito de Direito na Filosofia de Immanuel Kant. Programa de pós – graduação em Filosofia. Universidade Estadual Do Ceará. Orientador:  Prof Dr. Regenaldo Rodrigues da Costa. 2005.

SILVA, Chelaine. Faktum der Vernunft - considerações sobre suas interpretações. Programa de Pós-Graduação em filosofia – Universidade Estadual de Campinas. Prof Dr. Zeljko Loparic (orientador). 2006

SILVA, Davi José de Souza. Os rumos da paz perpétua: entre Kant e Habermas, as possibilidades de uma resposta normativa na busca da paz. Programa de Pós-Graduação em Direito - Universidade Federal do Pará. Prof Dra. Angela Maroja Silveira (orientadora). 2008

SILVA, Edna Selma David. Liberdade e Dever em Kant: Condições de Possibilidade e para as Comunidades Jurídica e Ética. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal Da Paraíba/João Pessoa. Prof Dr.  Iraquitan de Oliveira Caminha (orientador). 2007

SILVA, Fabiano Queiroz. A liberdade prática na crítica da razão pura de Kant: O problema da compatibilidade entre a solução crítica da Terceira antinomia e o Cânone. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Estadual de Campinas. Prof. Dr. Zeljko Loparic (orientador). 2010

SILVA, Francisco Winston José. O Dever Moral na Fundamentação da Metafísica dos Costumes de Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Universidade Estadual do Ceará. Prof Dr. Regenaldo Rodrigues da Costa (orientador). 2005

SILVA, José Vicente Medeiros. O problema da revelação na filosofia da religião kantiana. Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Universidade Federal de Pernambuco. Prof Dr Inacio Reinaldo Strieder (orientaador). 2005.

SILVA, Júlio César. Pressupostos Kantianos De Uma História Humana Progressiva Rumo À Paz. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal de Goiás. Prof  Dr. José Nicolau Heck (orientador). 2007

 SILVA, Leonardo Arantes Ventura da. Da Geografia da Natureza à Natureza da Geografia: Uma Breve Consideração acerca da Contribuição de Kant à Geografia e aos Conceitos de Natureza, História, Espaço e Tempo. Programa de Pós-Graduação em Geografia - Universidade Federal Fluminense. Prof. Dr. Ruy Moreira (orientador). 2009.

SILVA, Luciano. A Política Como Idéia Na Filosofia De Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Universidade Federal da Paraíba. Prof Dr. Iraquitan de Oliveira Caminha (Orientador). 2005

SILVA, Marcos Vicente Pereira. O IMPERATIVO CATEGÓRICO COMO FUNDAMENTO DO DIREITO KANTIANO: Individualidade ou cidadania?. Programa de Pós-Graduação em Filosofia -  Universidade Gama Filho. Prof Dr. Maria da Penha Felicio dos Santos de Carvalho (orientador). 2006

SILVA, Mitieli Seixas. O fio condutor na Dedução Metafísica: matéria, forma e síntese dos conceitos puros. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Prof Dra  Silvia Altmann (orientadora). 2008

SILVA, Regina. Kant e os paralogismos da razão pura. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade São Judas Tadeu. Prof Dra Plinio Junqueira Smith (orientador). 2007

SILVA, Roberto Rivelino Evangelista. A relação entre o supra-sensível e o sensível: Estética e teleologia na filosofia kantiana da história.  Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal Da Bahia. Prof Dr. Daniel Tourinho Peres (orientador). 2006

SILVA, Rogério Pereira. Do Estabelecimento de uma Comunidade Ética Enquanto Condição de Possibilidade Efetiva do Progresso Moral da Humanidade em Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal da Paraíba. Prof Dr. Edmilson Alves de Azevedo (orientador). 2007  

SILVA, Sergio Gomes. As Noções de Deus, Moral e religião e sua função em A Religião nos limites da simples razão de Immanuel Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade de Brasília. Prof. Dr. Estevão Chaves de Rezende Martins (orientador). 2010

SILVEIRA, Lucas Leitao. Argumentos cosmológicos contra o princípio de causalidade natural. Programa de Pós-Graduação em Geografia - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Prof. Dr. Ulysses Pinheiro (orientador). 2009

SILVEIRA, Roberison Wittgenstein Dias. As influências da filosofia Kantiana e do movimento romântico na Gênese da Geografia Moderna: os conceitos de espaço, natureza e morfologia em Alexander Von Humboldt. Programa de Pós-Graduação em Geografia – Universidade Estadual de Campinas. Prof. Dr. Antonio Carlos Vitte (orientador). 2008

SIMÕES, Álvaro Fabiano Toledo. Kant: Liberdade e Progresso Moral do Gênero Humano na HIstória. Programa de Pós-Graduação em Função Social do direito- Faculdade Autônoma do Direito. Prof. Dr.  Tércio Sampaio Ferraz Júnior (orientador). 2010

SIPERT, Cláudio. O problema da realidade objetiva da ideia do sumo bem em Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Universidade Estadual de Campinas. Prof Dr. Zeljko Loparic (orientador). 2008

SKVIRSKY, Alexandre Arantes Pereira. Dogmatismo e ceticismo na filosofia crítica de Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Pontifícia Universidade Católica Do Rio de Janeiro. Prof Dra Vera Cristina de Andrade Bueno (orientadora). 2008

SOARES, Sônia. Medicina Filosófica: as relações medicina e filosofia na Grécia Antiga e em Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Prof Dra. Cinara Maria Leite Nahra (orientadora). 2008

SOUSA, Noé Martins.  A moral kantiana como fio condutor da articulação do sistema Kantiano. Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Universidade Estadual do Ceará. Prof Dr. Regenaldo Rodrigues da Costa (orientador). 2005. 

SOUZA, Luís Eduardo R. de - Exposição da doutrina do espaço e do tempo em Kant (contida na estética transcendental da Crítica da razão pura). Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Federal de Minas Gerais. Prof. Dr. José Henrique Santos (orientador). 2001.

SOUZA, Elias Júnior. Educação e moral no pensamento de Kant. Programa de pós – graduação em educação -  UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Prof Dr. Cezar de Alencar Arnaut de Toledo (orientador). 2005

SOUZA, Hélio José Dos Santos. O problema da motivação moral na Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Est.Paulista Júlio De Mesquita Filho/Marilia. Prof Dr. Ricardo Monteagudo (orientador). 2008

STADNICK, Maria Margareth. O sentimento de respeito na moral kantiana. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal de Santa Catarina. Prof Dra Maria de Lourdes Alves Borges (orientador). 2007

 TECHIO, Jônadas. Aquém dos limites do sentido: um estudo acerca do papel da afecção na explicação kantiana da experiência. Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Prof Dr. André Nilo Klaudat (orientador). 2005. 

TEIXEIRA, Edson Mayckell Braga. O Estatuto epistemológico do direito em Kant: Até onde podemos afirmar-lhe a cientificidade?. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal da Paraíba. Prof. Dr. André Leclerc (orientador). 2009

TORINO, Luciene M. - A Crítica da faculdade judicativa no horizonte da metafísica Tradicional: alguns pressupostos para o estudo da terceira Crítica de Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Estadual de Campinas. Prof. Dr. Fausto Castilho (orientador). 2004.

TRINDADE, Luciano Jose. A atualidade dos elementos da proposta Kantiana à paz perpétua na sociedade internacional contemporânea. Programa de Pós-Graduação em Direito - Universidade Federal de Santa Catarina. Prof Dra Odete Maria de Oliveira (orientador). 2007

TROMBETTA, Gerson L. - A estrutura do juízo estético e a posição da arte na Crítica da faculdade do Juízo de Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Jayme Paviani (orientador). 1998.

VACCARI, Ulisses Razzante. O problema na imaginação nas duas edições da dedução transcendental das categorias. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal de São Carlos. Prof Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos (orientador). 2008

VAZ, Bruno Rafaelo Lopes. A recepção de Frege da noção kantiana de existência. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal de Santa Maria. Prof Dr. Frank Thomas Sautter. 2006

VICENTE ZATTI. A educação para a autonomia em Immanuel Kant e Paulo Freire. Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Prof Dr Laetus Mario Veit (orientador). 2007

VIEIRA, Patrick Di Almeida. Immanuel Kant e a construção contemporânea da paz perpetua. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal de Goiás. Prof. Dr. José Nicolau Heck (orientador). 2009

WAGNER, Luiz P. - Ética como responsabilidade em Emmanuel Levinas: e um ensaio de confronto com o imperativo categórico de Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Pergentino Pivatto (orientador). 1996.

XAVIER, Leyserèe Adriene Fritsch. O Imperativo Categórico E O Superego Freudiano. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Pontifícia Universidade Católica Do Paraná. Prof. Dr. Daniel Omar Perez (orientador). 2008

ZANELLA Diego Carlos. A Passagem da Moral À Religião em Immanuel Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal de Santa Maria. Prof Dr. Jair Antonio Krassuski (orientador). 2008  

ZENI, Alencar Buratto. Educação e autonomia: uma reflexão a partir da Filosofia prática de Immanuel Kant. Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Caxias do Sul. Prof. Dr.  Paulo Cesar Nodari (orientador). 2010

ZINGANO, Marco Antônio de Ávila - Razão e história em Kant. Programa de pós-graduação em Filosofia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Prof. Dr. Denis Lerrer Rosenfield (orientador). 1987.

© Andrea Faggion 2012